Como escolher o melhor perfume

Você já sabe como escolher o melhor perfume para você? O perfume é uma forma de expressar a sua personalidade, o seu estilo e o seu humor. Mas com tantas opções disponíveis no mercado, como saber qual é o mais adequado para você?

Neste artigo, daremos algumas dicas de como escolher o melhor perfume, levando em conta fatores como a sua pele, o seu gosto, a estação do ano e a ocasião. Vamos lá?

Dicas para escolher seu perfume

  1. Conheça a sua pele

Sua pele é um dos fatores mais importantes na hora de escolher o melhor perfume. Isso porque os perfumes reagem de formas diferentes em cada tipo de pele, podendo ficar mais ou menos intenso, mais ou menos duradouro, mais ou menos fiel à fragrância original.

De modo geral, peles mais secas costumam absorver mais o perfume, fazendo com que ele evapore mais rápido e perca a sua intensidade. Já as peles mais oleosas costumam reter mais o perfume, fazendo com que ele dure mais e fique mais marcante.

Por isso, se a sua pele é seca, prefira perfumes mais concentrados e com notas mais fortes, como os orientais, os florais intensos e os amadeirados. Se a sua pele é oleosa, opte por perfumes mais leves e com notas mais frescas, como os aquáticos, os cítricos e os florais suaves.

  1. Conheça o seu gosto
O perfume é uma ótima maneira de se expressar e se sentir confiante, mas é preciso saber escolher.

Outro fator indispensável na hora de escolher o melhor perfume é o seu gosto pessoal. Afinal, o perfume deve refletir a sua essência, o que você quer transmitir e o que você gosta e o que você quer transmitir.

Para isso, conheça as diferentes famílias olfativas dos perfumes, que são classificadas de acordo com as suas notas principais. Essas notas são os ingredientes que compõem o perfume e que se revelam ao longo do tempo na pele.

As principais famílias olfativas são:

  • Cítrica: composta por notas de frutas cítricas, como laranja, limão, bergamota e grapefruit. São perfumes refrescantes, energizantes e perfeitos para o dia a dia e para o verão.
  • Floral: composta por notas de flores, como jasmim, rosa, lavanda e lírio. São perfumes românticos, femininos e delicados, que podem ser usados em qualquer estação e ocasião.
  • Oriental: composta por notas de especiarias, como canela, baunilha, âmbar e cravo. São perfumes sensuais, sofisticados e misteriosos, que combinam com a noite e com o inverno.
  • Amadeirada: composta por notas de madeiras, como cedro, sândalo, patchouli e vetiver. São perfumes elegantes, masculinos e marcantes, que também podem ser usados em qualquer ocasião e estação.
  • Aquática: composta por notas de água, como mar, chuva, algas e ozônio. São perfumes frescos, modernos e limpos, que remetem à natureza e à liberdade.
  • Frutal: composta por notas de frutas, como morango, maçã, abacaxi e pêssego. São perfumes doces, joviais e divertidos, que trazem alegria e descontração.

Para conhecer o seu gosto, experimente diferentes perfumes das diferentes famílias olfativas e veja quais são os que mais combinam com você e te agradam. Você também pode misturar perfumes de diferentes famílias para criar a sua própria fragrância personalizada.

  1. Conheça a ocasião

Além da sua pele e do seu gosto, na hora de escolher o perfume leve em conta a ocasião em que você vai usá-lo. Isso porque o perfume pode influenciar na sua confiança, na sua imagem e na sua impressão nos outros.

Sugestão: Floratta Red O Boticário, R$ 111,00 na Amazon (Compre aqui)

De modo geral, existem perfumes mais adequados para o dia e para a noite, para o trabalho e para o lazer, para formal e para o casual. Veja algumas dicas de como escolher o perfume certo para cada ocasião:

  • Para o dia: prefira perfumes mais leves, discretos e frescos, que não incomodem as pessoas ao seu redor e que transmitam uma sensação de bem-estar e limpeza. As famílias olfativas mais indicadas são as cítricas, as florais suaves e as aquáticas.
  • Para a noite: prefira perfumes mais intensos, sedutores e marcantes, que chamem a atenção e que criem uma aura de mistério e glamour. As famílias olfativas mais indicadas são as orientais, as florais intensas e as amadeiradas.
  • Para o trabalho: prefira perfumes mais neutros, profissionais e elegantes, que não sejam muito fortes nem muito doces, e que transmitam uma imagem de competência e confiança. As famílias olfativas mais indicadas são as amadeiradas, as frutais e as florais.
  • Para o lazer: prefira perfumes mais alegres, descontraídos e divertidos, que combinem com o seu humor e com a sua personalidade, e que expressem a sua originalidade e criatividade. As famílias olfativas mais indicadas são as frutais, as aquáticas e as cítricas.
  1. Conheça a estação

Por fim, outro fator que pode influenciar na hora de escolher o melhor perfume é a estação do ano. Isso porque as temperaturas e a umidade do ar interferem na fixação e na projeção do perfume na pele.

De modo geral, os perfumes tendem a se espalhar e a durar mais no calor, e a se concentrar mais e durar menos no frio. Por isso, é recomendável adaptar o seu perfume de acordo com a estação, seguindo algumas dicas:

  • Para o verão: prefira perfumes mais frescos, leves e refrescantes, que não se tornem enjoativos ou sufocantes com o calor, e que te façam sentir mais hidratada e confortável. As famílias olfativas mais indicadas são as cítricas, as florais suaves e as aquáticas.
  • Para o inverno: prefira perfumes mais intensos, aconchegantes e quentes, que não se percam ou se apaguem com o frio, e que te façam sentir mais protegida e acolhida. As famílias olfativas mais indicadas são as amadeiradas, as orientais e as florais intensas.

Leia também: Esmaltes que vão bombar nesse verão

*Valores sujeitos à alterações

1 thought on “Como escolher o melhor perfume”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *