Como escolher o seu demaquilante

Você sabe qual é o melhor demaquilante para a sua pele? O demaquilante é um produto essencial para a beleza e a saúde da pele, pois remove as impurezas, os resíduos de maquiagem e a oleosidade que podem obstruir os poros e causar acne, cravos, irritação e envelhecimento precoce.

No entanto, nem todos os demaquilantes são iguais. Existem diferentes tipos de demaquilantes, que se adequam a diferentes tipos de pele e de maquiagem. Por isso, é importante saber como escolher o demaquilante ideal para você, levando em conta as suas necessidades e preferências.

Neste artigo, vamos te dar algumas dicas de como escolher o melhor demaquilante para a sua pele, explicando os principais tipos de demaquilantes e as vantagens e desvantagens de cada um. Vamos lá?

Como escolher o melhor demaquilante para a sua pele

Tipos de demaquilantes

Os demaquilantes podem ser classificados em quatro tipos principais: bifásicos, micelares, cremosos e em gel.

  • Demaquilantes bifásicos: são aqueles que têm duas fases, uma aquosa e outra oleosa, que se misturam quando o frasco é agitado. Eles são indicados para remover maquiagens à prova d’água ou de longa duração, especialmente na área dos lábios e olhos, que são mais sensíveis e difíceis de limpar. Eles são eficientes, mas podem deixar a pele um pouco oleosa, então é recomendado lavar o rosto com um sabonete específico após o uso. Eles são mais adequados para peles secas ou normais, mas se sua pele é oleosa ou tem tendência à acne, evite.
  • Demaquilantes micelares: têm micelas, que são moléculas que atraem a sujeira e a gordura da pele, sem agredir ou ressecar. São indicados para remover maquiagens leves ou de média cobertura e que não sejam à prova d’água. Apesar de suaves eles são eficazes e não precisam de enxágue, podendo ser usados em todo o rosto, inclusive nos lábios e olhos. Eles são adequados para todos os tipos de pele, mas são especialmente recomendados para peles mistas, oleosas ou sensíveis.
  • Demaquilantes cremosos: têm uma textura cremosa e hidratante, que limpa e nutre a pele ao mesmo tempo. São indicados para remover maquiagens leves ou de média cobertura e que não sejam à prova d’água, assim como os micelares. Eles são delicados, mas podem deixar a pele um pouco pegajosa, por isso após o uso enxague o rosto com água. Os cremosos são mais adequados para peles secas ou maduras, que precisam de mais cuidado e hidratação.
  • Demaquilantes em gel: a textura desses é gelatinosa e refrescante, e limpa e tonifica a pele ao mesmo tempo. Eles são indicados para remover maquiagens leves ou de média cobertura, que não sejam à prova d’água. São leves, mas podem não ser suficientes para remover maquiagens mais resistentes ou pesadas, então complemente a limpeza com um outro tipo de demaquilante. São adequados para todos os tipos de pele, especialmente as mistas ou oleosas, que precisam de mais controle de brilho e poros.

Sugestão: Nívea demaquilante facial bifásico, R$ 28,00 na Amazon (Compre aqui)

Como escolher o melhor demaquilante para a sua pele

Agora que você já conhece os principais tipos de demaquilantes, escolha o melhor demaquilante para a sua pele, de acordo com as seguintes dicas:

  • Considere o seu tipo de pele: peles secas pedem os demaquilantes bifásicos ou cremosos, que vão proteger e hidratar. Se a sua pele é oleosa, prefira os demaquilantes micelares ou em gel, poiis eles controlam a oleosidade e os poros. A pele mista precisa de um demaquilante micelare ou em gel na zona T (testa, nariz e queixo) e um demaquilante bifásico ou cremoso nas bochechas. Já se a sua pele é sensível, opte pelos demaquilantes micelares, que vão acalmar e suavizar a sua pele.
  • Considere o tipo de maquiagem: se você usa maquiagem à prova d’água ou de longa duração, os demaquilantes ideias para você são os bifásicos, que vão remover tudo sem esforço. Maquiagem leve ou de média cobertura sai com demaquilantes micelares, cremosos ou em gel, que vão limpar sem agredir. Se a maquiagem que você usa é variada, prefira ter mais de um tipo de demaquilante, para usar de acordo com a necessidade do dia.
  • Considere a sua rotina de beleza: se você tem pouco tempo ou preguiça de cuidar da pele, prefira os demaquilantes micelares ou em gel são os ideais para você, pois são práticos e não precisam de enxágue. Para quem tem mais tempo e gosta de cuidar da pele, os demaquilantes bifásicos ou cremosos vão proporcionar mais benefícios e conforto. Para quem tem uma rotina variada, o melhor é ter mais de um tipo de demaquilante usá-los de acordo com a ocasião.

Leia também: Como usar lip tint

1 thought on “Como escolher o seu demaquilante”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *