Como acertar no contorno da maquiagem

O contorno é uma técnica de maquiagem que pode fazer toda a diferença no seu visual. O contorno consiste em aplicar produtos mais claros e mais escuros escuros do que o seu tom de pele em pontos estratégicos do seu rosto, criando iluminações e sombras que realçam os seus traços e disfarçam as imperfeições.

O contorno pode deixar o seu rosto mais fino, mais alongado, mais definido e mais harmonioso, dependendo do seu objetivo e do seu formato de rosto. Mas para acertar no contorno, é preciso seguir alguns truques e dicas que vão te ajudar a escolher os produtos certos, os pincéis adequados e os locais corretos para aplicar o contorno.

Neste artigo, vamos te ensinar como acertar no contorno da maquiagem, desde a preparação da pele até o acabamento final. Você vai ver que com um pouco de prática, você pode conseguir um efeito incrível e natural. Vamos lá?

Como acertar no contorno da maquiagem: dicas e truques para valorizar o seu rosto

O contorno foi popularizado pela Kim Kardashian e fez muito sucesso. Imagem: Sou BH Uai

Tons

Você vai precisar de um produto mais escuro do que o seu tom de pele para criar as sombras, e de um produto mais claro do que o seu tom de pele para criar as iluminações. O produtinho mais escuro pode ser um blush, um bronzer ou uma base, desde que tenha um subtom frio, ou seja, mais acinzentado do que alaranjado. O produto mais claro pode ser um corretivo, um iluminador ou uma base, desde que tenha um subtom quente, ou seja, mais amarelado do que rosado.

Pincéis

O segundo passo para acertar no contorno é a escolha dos pincéis. Você pode optar por pincéis específicos para o contorno, ou por pincéis que você já tem em casa, como os de blush, de base. O importante é que os pincéis sejam firmes, macios e de tamanhos diferentes, para facilitar a aplicação e o esfumado dos produtos.

Você precisará de um pincel menor e mais fino, para aplicar o produto mais escuro nas áreas que você quer sombrear, como as laterais do nariz, as laterais da testa, as têmporas, as maçãs do rosto e o maxilar. Um pincel maior e mais fofo aplicará o produto mais claro nas áreas que você quer iluminar, como o centro da testa, o arco do cupido, o centro do nariz, o queixo e a parte de baixo dos olhos. Além disso, você também precisará de um pincel médio e mais arredondado, para esfumar os produtos e criar um efeito mais natural e sem marcas.

Aprenda a se maquiar de forma simples e descomplicada

Preparação da pele

O terceiro passo para acertar no contorno é a preparação da pele. Limpe, tonifique e hidrate a sua pele antes de começar a maquiagem; depois você deve aplicar um primer, que é um produto que ajuda a uniformizar a textura da pele, fechar os poros, controlar a oleosidade e a aumentar a durabilidade da maquiagem.

Em seguida, aplique uma base do seu tom de pele em todo o rosto, com a ajuda de um pincel ou de uma esponja. Essa base vai criar uma camada uniforme e cobrir as imperfeições da pele, como espinhas manchas e olheiras. Escolha a base de acordo com o seu tipo de pele e com o acabamento que você deseja, que pode ser matte, natural ou luminoso. A base deve ficar bem espalhada, sem excessos ou falhas – dê leves batidinhas para assentar o produto na pele.

Aplicação do contorno

Os produtos de contorno devem ser aplicados na pele seguindo o seu formato de rosto. Você deve aplicar o produto mais escuro nas áreas que você quer sombrear, e o produto mais claro nas áreas que você quer iluminar, criando um jogo de luz e sombra que vai valorizar o seu rosto.

Você pode seguir as seguintes dicas para aplicar o contorno de acordo com o seu formato de rosto:

  • Se você tem o rosto oval, você deve aplicar o produto mais escuro nas laterais da testa, nas têmporas, nas maçãs do rosto e no maxilar, e o produto mais claro no centro da testa, no centro do nariz, no arco do cupido, no queixo e na parte de baixo dos olhos. Assim você equilibra as proporções do rosto e realça os pontos altos.
  • Se você tem o rosto redondo, você deve aplicar o produto mais escuro nas laterais da testa, nas têmporas, nas maçãs do rosto e no maxilar, e o produto mais claro no centro da testa, no centro do nariz, no arco do cupido, no queixo e na parte de baixo dos olhos. Aqui seu objetivo é deixar o rosto mais fino e longo e criar ângulos mais definidos.
  • Se você tem o rosto quadrado, você deve aplicar o produto mais escuro nas laterais da testa, nas têmporas, nas maçãs do rosto e no maxilar, e o produto mais claro no centro da testa, no centro do nariz, no arco do cupido, no queixo e na parte de baixo dos olhos. Esse contorno suaviza as linhas retas do rosto e cria um efeito mais ovalado.
  • Se você tem o rosto triangular, você deve aplicar o produto mais escuro nas laterais da testa, nas têmporas, nas maçãs do rosto e no maxilar, e o produto mais claro no centro da testa, no centro do nariz, no arco do cupido, no queixo e na parte de baixo dos olhos. É um modo de contorno que diminui a largura da parte inferior do rosto e aumenta a largura da parte superior do rosto, criando um equilíbrio entre elas.
  • Se você tem o rosto coração, você deve aplicar o produto mais escuro nas laterais da testa, nas têmporas, nas maçãs do rosto e no maxilar, e o produto mais claro no centro da testa, no centro do nariz, no arco do cupido, no queixo e na parte de baixo dos olhos. Assim você reduz a largura da parte superior do rosto e destaca a parte inferior do rosto, criando um contraste entre as duas partes.

Gostou? Essas são algumas dicas para fazer contorno, essa técnica tão amada por boa parte das pessoas que gostam de maquiagem. Experimente e nos conte nos comentários o que achou.

Imagem do topo: Logo

1 thought on “Como acertar no contorno da maquiagem”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *