Como está sua bateria social?

Como está sua bateria social? Você já se sentiu cansado, desanimado ou irritado sem motivo aparente? Nos dias de hoje somos muito atarefados, com muitas responsabilidades, e consequentemente cansados, o que acaba muitas vezes desanimando e querendo apenas ficar em casa nos momentos de folga.

A bateria social é uma metáfora para a nossa capacidade de interagir com outras pessoas de forma saudável e positiva. Assim como um celular precisa de energia para funcionar, nós também precisamos de energia social para nos sentirmos bem e felizes. E como recarregá-la?

A energia social é obtida através das nossas relações interpessoais, que nos proporcionam afeto, diversão, apoio e sentido. Quando estamos em contato com pessoas que nos fazem bem, nossa bateria social se enche e nos sentimos mais satisfeitos, motivados e confiantes.

Por outro lado, quando estamos isolados, frustrados, desconfiados ou em conflito com as pessoas, nossa bateria social se esvazia e nos sentimos mais ansiosos, estressados e deprimidos.

Como saber se sua bateria social está baixa?

Existem alguns sinais que podem indicar que sua bateria social está precisando de uma recarga, como:

  • Falta de interesse ou prazer em atividades que você costumava gostar;
  • Dificuldade de se concentrar e de tomar decisões;
  • Sentimento de vazio, insignificância ou solidão;
  • Impaciência, irritabilidade ou agressividade;
  • Baixa autoestima ou confiança;
  • Alterações no sono e/ou no apetite;
  • Cansaço físico ou mental excessivo;
  • Dores de cabeça, estomacais ou musculares.

Se você se identifica com alguns desses sintomas, provavelmente sua bateria social está baixa e talvez você precise de mais conexão humana.

Como recarregar sua bateria social?

iStock

Comece a meditar hoje mesmo e melhore sua saúde

A boa notícia é que existem várias formas de recarregar sua bateria social e melhorar seu bem-estar. Aqui vão algumas dicas:

  • Mantenha contato com as pessoas que você gosta e que te fazem bem, seja por mensagem, telefone, vídeo ou pessoalmente. Converse, compartilhe, ria, abrace, agradeça, elogie, peça ajuda e ofereça ajuda.
  • Busque fazer novas amizades ou participar de grupos que tenham interesses em comum com você, como esportes, hobbies, voluntariado, cursos, etc. Amplie seu círculo social e conheça pessoas novas, pessoas diferentes e inspiradoras.
  • Evite se isolar ou se fechar em si mesmo. Aceite convites e saia da rotina; explore lugares novos, experimente novas coisas. Seja curioso, receptivo aberto às oportunidades de interação social.
  • Respeite suas necessidades e seus limites. Não se force a socializar se você não estiver se sentindo bem, dê um tempo para si mesmo. Saiba dizer não quando necessário e priorize SEMPRE sua saúde e seu equilíbrio.
  • Cuide de si mesmo. Além de se relacionar com os outros, é importante se relacionar consigo mesmo. Você precisa de atividades que te relaxem, te divirtam e te façam feliz. Cuide do seu corpo, da sua mente e das suas emoções.

A bateria social é um recurso valioso, que nos ajuda a viver melhor e mais felizes. Por isso, é importante cuidar dela e recarregá-la regularmente. Lembre-se: você não está sozinho, e existem muitas pessoas que se importam com você e que podem te apoiar. E não se esqueça de que você também pode fazer a diferença na vida de alguém. Então, que tal dar uma olhada na sua bateria social e ver como ela está? E se ela estiver baixa, bora recarregar hoje mesmo? 😊

Leia também: O que é burnout – sintomas, causas e tratamento

Imagem do topo: Vecteezy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *