Como proteger os seus animais dos fogos de artifício

Os fogos de artifício são uma tradição em muitas festas, e no final do ano principalmente eles são um problema – afinal eles podem causar muito estresse e medo nos animais, que têm uma audição bem mais sensível do que a nossa. Em muitos bichinhos os fogos podem provocar reações como tremores, taquicardia, salivação, latidos, uivos, agressividade e até mesmos convulsões ou fugas, se tornando um risco para a vida deles. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para proteger os seus animais dos fogos e garantir o bem-estar deles. Veja algumas dicas.

Protegendo os animais dos fogos

  • Antes do horário em que os fogos costumam acontecer, leve o seu animal para passear e brincar bastante. Assim ele gasta energia e fica mais relaxado.
  • Feche todas as janelas e cortinas da sua casa, para abafar o barulho e diminuir a luminosidade dos fogos.
  • Coloque uma música ambiente ou ligue a TV em um volume moderado; isso abafa o som dos fogos e distrai o animal.
Crie um ambiente seguro para o seu bichinho e o acolha.
  • Ofereça um lugar seguro e confortável para o seu animal se esconder, como uma caminha ou até uma caixa ou um armário, o que ele preferir. Deixe água e comida à disposição dele.
  • Não deixe o seu animal sozinho em casa durante os fogos. Fique perto dele, transmitindo calma e confiança. Não o force a sair do esconderijo, nem o repreenda se ele uivar ou latir. Faça carinho e fale com ele em um tom suave.
  • Se o seu animal for muito sensível ou tiver problemas cardíacos, consulte um veterinário sobre a possibilidade de usar algum medicamento ou mesmo florais para acalmá-lo.
Sugestão: protetor de ouvido para cães com redução de ruído, R$ 133,00 na Amazon (Compre aqui)
  • Evite levar o seu animal para lugares onde haverá fogos, como praias, ruas ou praças. Se for inevitável, use uma coleira identificada no seu animal, para evitar que ele se perca ou fuja.
  • Nunca solte fogos de artifício perto de animais. Além de assustá-los, você pode machucá-los ou até matá-los.

Seguindo essas dicas, você protege os seus animais dos fogos e tornar as festas mais felizes e tranquilas para todos.

Leia também: Como deixar a casa segura para viajar

*Valores sujeitos à alterações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *