Meditações para começar bem a semana

Segunda é um ótimo dia para as meditações! A semana está começando e você já sente a pressão do trabalho, dos estudos, das contas a pagar, dos problemas, etc…Como lidar com tudo isso sem se estressar, se cansar ou se desanimar? Uma das formas mais simples e eficazes de manter o equilíbrio e a paz interior é praticar a meditação.

A meditação é uma técnica milenar que consiste em focar a atenção no presente, na respiração, nos pensamentos, nos sons, nas sensações ou em um objeto, de forma a acalmar a mente e o corpo. A meditação traz muitos benefícios para a saúde física, emocional e mental, como reduzir o estresse, a depressão, a ansiedade, a dor, melhorar o sono, a concentração, a memória, a criatividade, a autoestima, a felicidade, entre outros.

Mas como meditar? Existem várias formas de meditar e tipos de meditação, que podem ser adaptados ao seu gosto, ao seu objetivo e ao seu tempo. Você pode meditar sentado, deitado, em pé, caminhando, ouvindo música, repetindo um mantra, fazendo uma oração, visualizando uma imagem, etc. O importante é encontrar um lugar tranquilo, silencioso e confortável, onde você possa se desconectar das distrações externas e se conectar consigo mesmo.

Para te ajudar a começar bem sua semana, separamos três meditações simples e rápidas que você pode fazer em qualquer momento do dia, seja ao acordar, à tarde ou à noite. Confira:

Meditações para uma boa semana

Meditação da respiração

A respiração é a base de qualquer meditação, pois é ela que nos mantém vivos, oxigena o cérebro, e ainda regula as emoções. Para fazer esta meditação, basta seguir os seguintes passos:

  • Sente-se em uma posição confortável, com a coluna ereta, e deixe os olhos fechados ou semiabertos.
  • Respire profundamente pelo nariz, enchendo o abdômen e o peito de ar; expire lentamente pela boca, esvaziando o peito e o abdômen.
  • Repita esse ciclo de respiração por alguns minutos, sem forçar ou controlar o ritmo; apenas observe o fluxo natural do ar entrando e saindo do seu corpo.
  • Se surgirem pensamentos, sensações ou sentimentos, não os julgue, nem os reprima, nem os siga; apenas os reconheça e volte a focar na sua respiração.
  • Ao final da meditação, abra os olhos devagar e se espreguice, relaxando.

Esta meditação vai acalmar a sua mente, te ajudar a relaxar, a aumentar a consciência corporal e a melhorar a qualidade da sua respiração.

Descubra os benefícios da prática de meditação com poucos minutos por dia

Meditação do agradecimento

A gratidão é uma das emoções mais positivas e poderosas que existem, pois nos faz valorizar o que somos, o que temos e o que vivemos, além de nos conectar com os outros e com o universo. Para fazer esta meditação, basta seguir os seguintes passos:

  • Sente-se em uma posição confortável, com a coluna ereta e os olhos fechados ou semiabertos.
  • Respire profundamente pelo nariz, enchendo o abdômen e o peito de ar; expire lentamente pela boca, esvaziando o abdômen e o peito.
  • Repita esse ciclo de respiração por alguns minutos, sentindo o seu corpo e o seu coração se abrindo.
  • Em seguida, pense em três coisas pelas quais você é grato na sua vida; pode ser uma situação, uma oportunidade, uma pessoa, um lugar, uma lição, etc.
  • Para cada coisa, diga mentalmente ou em voz alta: “Eu sou grato por…” e sinta a emoção da gratidão preenchendo o seu ser.
  • Ao final da meditação, abra seus os olhos devagar e sorria.

Esta meditação vai te ajudar a cultivar a positividade, a felicidade, a compaixão, a generosidade e a abundância na sua vida.

Meditação da intenção

A intenção é a força que nos move em direção aos nossos sonhos, propósitos e metas, pois é ela que nos dá o foco, a motivação e a direção. Para fazer esta meditação, siga os seguintes passos:

  • Sente-se em uma posição confortável, com a coluna ereta e os olhos fechados ou semiabertos.
  • Respire profundamente pelo nariz, enchendo o abdômen e o peito de ar, e vá expirando lentamente pela boca, esvaziando o abdômen e o peito.
  • Repita esse ciclo de respiração por alguns minutos, sentindo o seu corpo e o seu espírito se alinhando.
  • Em seguida, pense em uma intenção que você tem para a sua semana; pode ser um desejo, um objetivo, um desafio, uma mudança, etc.
  • Para cada intenção, diga mentalmente ou em voz alta: “Eu tenho a intenção de…” e sinta a energia da intenção pulsando no seu ser.
  • Ao final da meditação, abra os olhos devagar e se inspire.

Esta meditação vai te ajudar a criar a realidade que você quer, a superar os seus obstáculos, a manifestar os seus potenciais e a realizar os seus projetos.

A meditação é uma prática que requer constância, paciência e disciplina, mas que traz resultados incríveis para a sua vida. Tente fazer estas meditações todos os dias e observe as mudanças que elas vão provocar em você. Se você quiser mais dicas, sugestões ou conteúdos sobre meditação, deixe nos comentários!

Leia também: Motivos para fazer meditação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *