5 hábitos que prejudicam a sua pele e como evitá-los

Hoje listamos 5 hábitos que prejudicam a sua pele e como evitá-los ou corrigi-los. A pele é o maior órgão do corpo humano – também o mais exposto aos fatores externos, como sol, calor, vento, frio, poluição, etc. Por isso, é importante cuidar bem da pele para mantê-la saudável, jovem e bonita.

No entanto, muitas vezes mesmo sem perceber adotamos hábitos que prejudicam a nossa pele e podem causar problemas como ressecamento, acne, irritação, manchas, flacidez, rugas, entre outros. Confira!

5 hábitos que prejudicam a sua pele

1. Dormir de maquiagem

Dormir de maquiagem é um dos piores hábitos que prejudicam a sua pele. A maquiagem obstrui os poros, impedindo a respiração da pele, fora o acúmulo de sujeira e bactérias, que favorece o surgimento de cravos, espinhas e infecções, além de acelerar o envelhecimento da pele.

É essencial que você remova toda a maquiagem antes de dormir, usando um demaquilante adequado para o seu tipo de pele e um algodão, ou um lenço umedecido. Depois lave o rosto com um sabonete específico e aplique um hidratante ou um creme noturno.

2. Espremer cravos e espinhas

Espremer cravos e espinhas é outro hábito que prejudica a sua pele e que você deve evitar. Ao fazer isso, você pode machucar a pele, causar inflamação, infecção, manchas e cicatrizes, além de espalhar as bactérias para outras áreas do rosto.

Trate os cravos e espinhas com produtos adequados, como loções, géis ou cremes secativos, que ajudam a reduzir a oleosidade, a inflamação e a vermelhidão. Se o problema for grave ou persistir, procure um dermatologista para indicar o melhor tratamento.

3. Fumar

Fumar é um hábito que prejudica a sua pele e obviamente sua saúde em geral. O cigarro contém mais de 4 mil substâncias tóxicas, que afetam a circulação sanguínea, a oxigenação e a nutrição da pele, além de estimular a produção de radicais livres, moléculas que danificam as células e causam envelhecimento precoce.

Os efeitos do cigarro na pele são visíveis, como a pele seca, amarelada, opaca, com rugas, linhas de expressão, manchas, flacidez e olheiras. Por isso, o melhor a fazer é parar de fumar ou no mínimo reduzir o consumo de cigarros, procurando ajuda médica se necessário.

Rejuvenesça sua pele com um método natural e eficiente

4. Exagerar no sol

O sol é importante para a saúde da pele, pois estimula a produção de vitamina D, essencial para a absorção de cálcio e para a saúde dos ossos. Mas exagerar no sol é um hábito que prejudica a sua pele e pode causar sérios problemas, como desidratação, queimaduras, manchas, sardas, melasma, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele.

Por isso, é fundamental proteger a pele do sol, usando um protetor solar adequado para o seu tipo de pele e com fator de proteção FPS 30, no mínimo. Aplique o protetor solar 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplique a cada 2 horas ou sempre que suar, nadar ou se secar com uma toalha. Evite o sol entre as 10h e as 16h, pois os raios solares desse período são mais intensos e nocivos. Use também chapéu, óculos de sol e roupas leves, e beba bastante água.

5. Não hidratar a pele

Não hidratar a pele é um hábito que prejudica a sua pele e que pode causar ressecamento, descamação, irritação, coceira, rachaduras, perda de elasticidade e de brilho. A hidratação é essencial para manter a pele macia, luminosa, suave e saudável.

Para hidratar a pele, use um hidratante específico para o seu tipo de pele, de preferência após o banho, quando os poros estão mais abertos e a pele absorve melhor o produto. E tenha o hábito de beber pelo menos 2 litros de água por dia, pois isso ajuda a hidratar a pele de dentro para fora.

Leia também: 8 dicas para uma pele saudável

2 thoughts on “5 hábitos que prejudicam a sua pele e como evitá-los”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *