O que é feng-shui e dicas para segui-lo: aprenda a harmonizar sua casa e sua vida

Você já ouviu falar em feng-shui? Essa é uma técnica milenar chinesa que consiste em harmonizar as energias do ambiente para que ele favoreça a saúde, a prosperidade e o bem-estar. Neste artigo, você vai aprender o que é feng-shui e dicas para segui-lo, e como aplicar essa sabedoria na sua vida e na sua casa.

O que é feng-shui

As palavras feng e shui significam respectivamente “vento” e “água” em chinês. Esses dois elementos da natureza representam o fluxo de energia vital (chi) que existe em tudo e que deve estar em equilíbrio para garantir a harmonia. O feng-shui é a arte e a ciência de analisar e ajustar o chi dos ambientes, usando os cinco elementos chineses: fogo, terra, metal, água e madeira.

O feng-shui usa um instrumento chamado baguá, um octógono que divide o espaço em oito áreas, cada uma relacionada a um aspecto da vida: trabalho, relacionamento, sucesso, amigos, criatividade, prosperidade, família e espiritualidade. Cada área também tem uma cor e um elemento associados, que devem ser usados na decoração para ativar e equilibrar o chi.

Dicas para seguir o feng-shui

Para aplicar o feng-shui na sua casa, você precisa primeiro desenhar a planta baixa do seu imóvel e sobrepor o baguá sobre ela, alinhando a área do trabalho com a porta de entrada. Depois, siga algumas dicas simples para harmonizar cada área, usando cores, plantas, objetos, espelhos, fontes e outros elementos. Veja alguns exemplos:

  • Trabalho: use a cor preta ou azul escuro, objetos de metal, imagens de água ou de paisagens que inspirem sua missão de vida. Dispense objetos de madeira, plantas ou imagens de fogo, que podem gerar conflitos ou estresse.
  • Amigos: use a cor cinza ou branca, objetos de metal, imagens de pessoas que te apoiam ou que você admira. Evite objetos de fogo, vermelho ou imagens de água, que podem causar competição ou isolamento.
  • Criatividade: use a cor branca ou pastel, imagens de crianças, animais ou flores que estimulem sua imaginação, e objetos de metal. Evite objetos de terra, marrom ou imagens de montanhas, pois podem bloquear sua criatividade.
  • Relacionamento: use a cor vermelha ou rosa, objetos de terra, imagens de casais felizes ou de corações que simbolizem o amor. Evite objetos de metal, cinza ou imagens de pessoas sozinhas, que podem atrapalhar seu relacionamento.
  • Sucesso: use a cor laranja ou vermelha, objetos de fogo, imagens de sol, estrelas ou troféus que representem sua fama e reconhecimento. Evite preto, objetos de água ou imagens de nuvens, que podem apagar seu brilho.
  • Prosperidade: use a cor verde ou roxa, objetos de madeira, plantas, moedas ou imagens de abundância que atraem a riqueza. Evite objetos de metal, cinza ou imagens de lixo, que afastam a prosperidade.
  • Família: use verde ou azul claro, objetos de madeira, plantas, fotos ou imagens de família que fortaleçam os laços afetivos. Evite vermelho, objetos de fogo ou imagens de guerra, que podem gerar conflitos ou separações.
  • Espiritualidade: use a cor azul ou lilás, livros, velas, objetos de madeira ou imagens de símbolos sagrados que elevem sua consciência. Evite objetos de terra, marrom ou imagens de coisas materiais, que podem distrair sua atenção do essencial.
  • Saúde: use a cor amarela ou bege, objetos de terra, flores, cristais ou imagens de saúde que promovam o equilíbrio físico, mental e emocional. Evite objetos de madeira, verde ou imagens de doenças, que podem prejudicar sua saúde.
Sugestão: Livro “Feng-shui para leigos”, editora Alta Books, R$ 80,00 na Amazon (Compre aqui)

Conclusão

Agora que você sabe o que é feng-shui e dicas para segui-lo, o que acha de experimentá-lo na sua casa e na sua vida? Você vai ver como é simples, prático e eficaz aplicar essa técnica na sua decoração e como ela pode trazer benefícios para todos os aspectos da sua existência. Você pode se surpreender com os resultados positivos que o feng-shui pode proporcionar, como mais felicidade, harmonia, saúde, prosperidade e amor. Experimente e depois nos conte o que achou.

Leia também: Exercícios de Lei da Atração que podem transformar a sua vida

*Valores sujeitos à alterações

Imagem do topo: Bete Garcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *