7 alimentos com glúten que você deve evitar

O glúten é uma proteína encontrada em alguns cereais, como trigo, cevada e centeio. Ele é responsável por dar elasticidade e maciez às massas, pães, bolos e outros produtos feitos com esses grãos. No entanto, para algumas pessoas, o glúten pode causar problemas digestivos, inflamatórios e imunológicos, como a doença celíaca, a sensibilidade ao glúten não celíaca e a alergia ao trigo.

Se você tem algum desses problemas, ou suspeita que tenha, o melhor é evitar o consumo de alimentos que contêm glúten, ou optar por versões sem glúten. Mas você sabe quais são os alimentos que contêm glúten? Neste artigo, vamos listar 7 deles que são muito comuns na nossa alimentação, mas que podem ser prejudiciais para quem tem intolerância ou sensibilidade ao glúten. Confira!

Alimentos que contém gluten – se você tem intolerância ou sensibilidade, evite

1. Pão

O pão é um dos alimentos mais consumidos no mundo, mas também um dos que mais contêm glúten. Isso porque a maioria dos pães é feita com farinha de trigo, que é rica em glúten. Além disso, alguns pães podem conter outros ingredientes que também têm glúten, como malte, levedura de cerveja, farinha de centeio ou de cevada.

Se você quer evitar o glúten, o melhor é substituir o pão tradicional por pães sem glúten, feitos com farinhas de arroz, de milho, de amêndoas, de coco, de mandioca ou de outras fontes sem glúten. Você também pode fazer o seu próprio pão sem glúten em casa, usando receitas simples e saudáveis.

2. Macarrão

O macarrão é outro alimento muito popular, mas que também é rico em glúten. A maioria das massas é feita com farinha de trigo, que confere a textura e o sabor característicos do macarrão. No entanto, para quem tem intolerância ou sensibilidade ao glúten, o macarrão pode causar desconforto abdominal, diarreia, gases, dor de cabeça, fadiga, entre outros sintomas.

A boa notícia é que existem alternativas de macarrão sem glúten, feitas com farinhas de arroz, de milho, de quinoa, de grão de bico ou de outras leguminosas. Essas massas são mais nutritivas e não contêm glúten, sendo adequadas para quem tem problemas com essa proteína. Você também pode optar por macarrão de legumes, como abobrinha, cenoura ou abóbora, que são naturais e saudáveis.

3. Cerveja

A cerveja é uma bebida alcoólica muito apreciada, mas que também é fonte de glúten. Isso porque a cerveja é feita com cevada, que é um cereal que contém glúten. Além disso, algumas cervejas podem conter outros cereais com glúten, como trigo, centeio ou aveia.

Se você tem intolerância ou sensibilidade ao glúten, o melhor é evitar o consumo de cerveja, ou optar por cervejas sem glúten, feitas com outros ingredientes, como milho, arroz, sorgo ou mandioca. Essas cervejas são mais seguras para quem tem problemas com o glúten, mas devem ser consumidas com moderação, pois ainda contêm álcool e calorias.

4. Pizza

A pizza é um dos pratos mais deliciosos e versáteis, mas também um dos que mais contêm glúten. Isso porque a massa da pizza é feita com farinha de trigo, que é rica em glúten. Além disso, alguns recheios da pizza podem conter outros alimentos com glúten, como queijos, embutidos, molhos ou temperos.

Se você quer evitar o glúten, o melhor é substituir a pizza tradicional por pizzas sem glúten, feitas com massas de arroz, de milho, de mandioca ou de outras fontes sem glúten. Você também pode fazer a sua própria pizza sem glúten em casa, usando receitas simples e saudáveis. Além disso, é importante escolher recheios sem glúten, como vegetais, frango, atum ou queijos sem glúten.

5. Biscoito

Conheça o melhor para evitar a diabetes

O biscoito é um alimento prático e saboroso, mas que também é rico em glúten. A maioria dos biscoitos é feita com farinha de trigo, que é rica em glúten. Além disso, alguns biscoitos podem conter outros ingredientes que também têm glúten, como malte, leite maltado, chocolate, recheios ou coberturas.

Se você quer evitar o glúten, o melhor é substituir o biscoito tradicional por biscoitos sem glúten, feitos com farinhas de arroz, de milho, de amêndoas, de coco ou de outras fontes sem glúten. Você também pode fazer o seu próprio biscoito sem glúten em casa, usando receitas simples e saudáveis. Além disso, é importante evitar biscoitos com recheios ou coberturas que possam conter glúten, como chocolate, caramelo ou geleia.

6. Cereal matinal

O cereal matinal é um alimento comum no café da manhã, mas que também é fonte de glúten. A maioria dos cereais matinais é feita com trigo, cevada ou aveia, que são cereais que contêm glúten. Além disso, alguns cereais matinais podem conter outros ingredientes que também têm glúten, como malte, açúcar, mel, frutas secas ou castanhas.

Se você quer evitar o glúten, o melhor é substituir o cereal matinal tradicional por cereais sem glúten, feitos com arroz, milho, quinoa ou amaranto. Esses cereais são mais nutritivos e não contêm glúten, sendo adequados para quem tem problemas com essa proteína. Você também pode optar por granola sem glúten, feita com flocos de arroz, de milho ou de quinoa, e frutas, castanhas ou sementes sem glúten.

7. Molho de soja

O molho de soja é um tempero muito usado na culinária oriental, mas que também é rico em glúten. Isso porque o molho de soja é feito com soja e trigo, que são alimentos que contêm glúten. Além disso, alguns molhos de soja podem conter outros ingredientes que também têm glúten, como vinagre, açúcar, sal ou corantes.

Se você quer evitar o glúten, o melhor é substituir o molho de soja tradicional por molhos de soja sem glúten, feitos com soja e arroz, ou por outros temperos sem glúten, como vinagre de maçã, limão, azeite, alho, gengibre ou ervas. Esses temperos são mais saudáveis e não contêm glúten, sendo adequados para quem tem problemas com essa proteína.

Leia também: Como lidar com a compulsão por doces

1 thought on “7 alimentos com glúten que você deve evitar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *