O que é cronograma capilar e como fazer o seu

Você já ouviu falar em cronograma capilar? O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que envolve três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma dessas etapas tem um objetivo específico e benefícios para a saúde dos fios e neste artigo vamos explicar o que é cronograma capilar, como fazer o seu e quais produtos usar em cada fase. Continue lendo!

O que é cronograma capilar?

Cronograma capilar é uma forma de organizar os tratamentos capilares de acordo com as necessidades dos cabelos. A ideia é alternar entre hidratação, nutrição e reconstrução, que são as três principais necessidades dos fios.

– Hidratação: repõe a água e os nutrientes essenciais para manter os cabelos macios, saudáveis e brilhantes.

– Nutrição: repõe os lipídios e as proteínas que formam a camada protetora dos fios, evitando o ressecamento, a quebra e o frizz.

– Reconstrução: repõe a queratina, que é a principal proteína dos cabelos, responsável pela força, resistência e elasticidade dos fios.

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, especialmente os que sofrem com agressões externas, como calor, químicas, sol e poluição. Esses fatores podem danificar a estrutura dos fios, deixando-os opacos, porosos, quebradiços e sem vida.

Como fazer o seu cronograma capilar

Para fazer o seu cronograma capilar, você precisa avaliar o estado dos seus cabelos e identificar quais são as suas principais necessidades. Você pode fazer isso observando o toque, a aparência e o comportamento dos fios.

– Se os seus cabelos estão ásperos, opacos e sem brilho, eles precisam de hidratação.

– Se os seus cabelos estão ressecados, sem definição e com frizz, eles precisam de nutrição.

– Se os seus cabelos estão elásticos, quebradiços e com pontas duplas, eles precisam de reconstrução.

Depois de diagnosticar os seus cabelos, monte o seu cronograma capilar de acordo com a frequência que você lava os seus cabelos. O ideal é intercalar as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, respeitando o intervalo de pelo menos 48 horas entre cada lavagem.

Veja um exemplo de cronograma capilar para quem lava os cabelos três vezes por semana:

Semana 1: Segunda/hidratação – Quarta /nutrição – Sexta/hidratação

Semana 2: Segunda/nutrição – Quarta/ reconstrução – Sexta/hidratação

Semana 3: Segunda/hidratação – Quarta/nutrição – Sexta/hidratação

Semana 4: Segunda/nutrição – Quarta/reconstrução – Sexta/hidratação

Você pode adaptar o cronograma capilar de acordo com as suas preferências e resultados. O importante é manter o equilíbrio entre as etapas e observar a reação dos seus fios.

Quais os produtos usar em cada etapa do cronograma capilar?

Para fazer o cronograma capilar, você vai precisar de produtos específicos para cada etapa. Você pode usar máscaras, cremes, ampolas ou óleos, desde que eles tenham os ativos adequados para cada necessidade.

– Para a hidratação, use produtos que contenham aloe vera, glicerina, babosa, pantenol, extratos vegetais, vitaminas e água de coco, por exemplo.

– Para a nutrição, use produtos que contenham óleos vegetais, como coco, abacate, argan, rícino, oliva e manteigas, como cacau, karité e murumuru, por exemplo.

– Para a reconstrução, use produtos que contenham queratina, arginina, colágeno, creatina, cisteína e aminoácidos, por exemplo.

Máscara capilar com queratina vegetal + óleo de rícino Elséve Longo dos Sonhos, R$ 22,00 na Amazon (Compre aqui)

Para aplicar os produtos, siga as instruções de cada fabricante, respeitando o tempo de pausa e o modo de uso. Em geral, procure lavar os cabelos com shampoo, retirar o excesso de água, aplicar o produto mecha por mecha, massagear, deixar agir e enxaguar. Você pode finalizar como de costume, com condicionador, leave-in, óleo finalizador ou creme de pentear.

Leia também: Dicas para manter a cor dos cabelos por mais tempo

*Valores sujeitos à alterações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *