Como montar uma ceia de natal simples

O natal é uma época de celebrar com a família e os amigos, mas nem sempre é fácil preparar uma ceia de natal completa e sofisticada. Às vezes falta tempo, dinheiro ou mesmo habilidade na cozinha para fazer aqueles pratos tradicionais elaborados. Mas isso não significa que você não possa ter uma ceia de natal simples e deliciosa, com receitas econômicas, fáceis e saborosas. Neste artigo, você vai aprender como montar uma ceia de natal simples, com dicas de entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas que vão agradar você e sua família e convidados. Confira!

Veja como montar uma ceia de natal simples e deliciosa

Entradas

As entradas abrem o apetite e dão um toque de elegância à sua ceia de natal simples. Você pode optar por saladas, torradas, patês, queijos, castanhas, frutas secas, etc. Algumas sugestões de entradas são:

  • Salada de folhas verdes com nozes e queijo: essa salada combina o crocante das nozes, o sabor do queijo e o frescor das folhas verdes. Você pode usar alface, agrião, rúcula, espinafre, etc. Para o molho, basta misturar azeite, sal, vinagre, pimenta-do-reino e mel. Decore com nozes picadas e queijo ralado ou em cubos. O queijo pode ser parmesão, gorgonzola, brie, etc.
  • Patê de atum com torradas: é patê fácil e rápido de fazer e fica ótimo com torradas, pães, biscoitos, etc. Você só vai precisar de uma lata de atum, uma caixinha de creme de leite, sal, pimenta-do-reino, salsinha e cebolinha. Bata tudo no liquidificador ou no processador até ficar cremoso, e leve à geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.
  • Mix de frutas secas e castanhas: saudável e energético, esse mix pode ser servido em uma tigela ou em potinhos individuais. Você pode usar damasco, uva passa, ameixa, tâmara, figo, etc. Você também pode usar castanha de caju, nozes, castanha do pará, amêndoas, pistache, etc. Você também pode temperar as castanhas com sal, pimenta, azeite e ervas e levar ao forno por alguns minutos para ficarem crocantes.

Pratos principais

Os pratos principais são o destaque da sua ceia de natal simples. Escolha uma carne ou um peixe como protagonista, e capriche no tempero e no molho. Algumas sugestões de pratos principais são:

  • Frango assado com batatas: é um clássico e pode substituir o peru na sua ceia de natal simples. Você vai precisar de um frango inteiro limpo, sal, alho, pimenta-do-reino, cebola, manteiga, limão, alecrim, tomilho, sálvia, batatas descascadas e cortadas em pedaços. Tempere o frango por dentro e por fora com sal, pimenta, alho, cebola e limão. Ponha um pouco de manteiga e algumas ervas dentro do frango, e então coloque o frango em uma assadeira untada e distribua as batatas ao redor. Regue com um pouco de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por mais ou menos uma hora e meia, regando com o caldo que se forma na assadeira de vez em quando, até o frango ficar dourado e as batatas macias.
  • Bacalhau ao forno com legumes: saboroso e nutritivo, esse prato vai deixar a sua ceia de natal simples mais sofisticada. Você vai precisar de 500 g de bacalhau dessalgado e desfiado, 4 colheres de sopa de azeite, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 2 tomates picados, 1 pimentão vermelho picado, 2 xícaras de chá de brócolis cozido, 2 cenouras raladas, 2 xícaras de chá de couve-flor cozida, sal, pimenta-do-reino, cheiro-verde e queijo parmesão ralado. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte o bacalhau e refogue por mais alguns minutos, e então adicione os tomates, o pimentão, as cenouras, o brócolis e a couve-flor e tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. Misture bem e passe para um refratário untado. Polvilhe o queijo parmesão e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, até gratinar.

Acompanhamentos

Os acompanhamentos são indispensáveis para complementar os pratos principais da sua ceia de natal simples. Você pode optar por arroz, farofa, purê, etc. Algumas sugestões de acompanhamentos são:

  • Arroz com amêndoas: esse arroz é simples, mas tem o toque especial das amêndoas. Você vai precisar de 2 xícaras de chá de arroz lavado e escorrido,2 colheres de sopa de manteiga, 4 xícaras de chá de água, sal, 1/2 xícara de chá de amêndoas laminadas e torradas. Cozinhe o arroz com a água e o sal em uma panela até ficar macio e soltinho. Em outra panela, derreta a manteiga e junte as amêndoas. Misture bem e despeje sobre o arroz. Sirva em seguida ou mantenha aquecido.
  • Farofa: um clássico, pode ser feita e várias versões. Veja aqui a receita da mais tradicional.
  • Purê de abóbora: cremoso e nutritivo, esse purê vai dar um toque de cor à sua ceia de natal simples. Você vai precisar de 500 g de abóbora descascada e cortada em cubos, 2 xícaras de chá de água, sal, 1/2 xícara de chá de leite, 2 colheres de sopa de manteiga, noz-moscada ralada e cebolinha picada. Cozinhe em uma panela a abóbora com a água e o sal até que fique macia. Escorra e amasse com um garfo ou um espremedor. Em outra panela, derreta a manteiga e junte o leite, a noz-moscada e a cebolinha. Misture bem e leve ao fogo baixo até ferver. Coloque o purê de abóbora e mexa até ficar homogêneo. Sirva em seguida ou mantenha aquecido.

Sobremesas

As sobremesas são o gran finale da sua ceia de natal simples. Você pode escolher doces tradicionais, como panetone, rabanada, pudim, etc. Ou optar por doces mais leves, como frutas, mousse, gelatina, etc. Algumas sugestões de sobremesas são:

As rabanadas são uma sobremesa de natal tradicional e deliciosa. Imagem: Blog Be Slim
  • Rabanada de forno: uma rabanada mais saudável e prática, que não precisa ser frita. Você vai precisar de 4 pães franceses amanhecidos cortados em fatias, 2 ovos, 2 xícaras de chá de leite, 1/2 xícara de chá de açúcar, canela em pó a gosto, manteiga para untar e mel para regar. Em uma tigela, bata o leite, o açúcar, os ovos e a canela com um fouet ou um garfo. Em uma assadeira untada, distribua as fatias de pão e molhe com a mistura de leite. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por mais ou menos 15 minutos, até as rabanadas ficarem douradas. Sirva quentes ou frias, regadas com mel.
  • Pudim de leite condensado: um pudim clássico e irresistível! Veja aqui a receita completa.

Gostaram das sugestões de como montar uma ceia de natal simples? Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários.😊

Leia também: Ideias de decoração de Natal

1 thought on “Como montar uma ceia de natal simples”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *