Receita: Peru Natalino

O peru natalino é um dos pratos mais tradicionais da ceia de natal, provavelmente O mais. Mas como fazer um peru natalino que fique saboroso e suculento? Neste artigo, você vai aprender o passo a passo de como escolher, temperar, rechear, assar e servir um ótimo peru natalino. Confira!

Peru natalino: como fazer um prato simples e delicioso

Ingredientes

  • 1 peru de 4 a 6 kg (fresco ou congelado)
  • Sal, pimenta-do-reino, alho, cebola, limão, vinho branco, manteiga, ervas frescas (alecrim, tomilho, sálvia, etc.) e mostarda para temperar
  • 4 xícaras de chá de recheio de sua preferência (farofa, frutas secas, castanhas, linguiça, bacon, etc.)
  • Água para regar
  • Frutas frescas, como abacaxi, cereja, uva, etc. para decorar
  • Amido de milho dissolvido em água para fazer o molho

Modo de preparo

O peru natalino é o prato mais tradicional da ceia de natal. Imagem: Diário do Nordeste.

Receitas incríveis feitas na air fryer

  1. Descongele o peru na geladeira por 24 horas. Se o peru for fresco, limpe-o bem, retirando as vísceras, a pele e a gordura excessiva.
  2. Misture os temperos em uma tigela, formando uma pasta. Passe a pasta por todo o peru, por dentro e por fora, massageando bem. Coloque o peru em uma assadeira, cubra com papel-alumínio e deixe na geladeira por 12 horas, virando o peru de vez em quando.
  3. Recheie o peru com o recheio de sua preferência, sem apertar muito. Feche a abertura do peru com palitos de dente ou barbante culinário. Reserve o recheio restante para servir à parte.
  4. Preaqueça o forno a 180°C e leve o peru coberto com papel-alumínio ao forno por 3 horas, regando com água a cada 30 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe o peru assando no forno por mais 1 hora, ou até que ele fique dourado, regando com o caldo que se forma na assadeira. Verifique a temperatura interna do peru com um termômetro culinário, que deve atingir 74°C. Retire o peru do forno e deixe-o descansando por 15 minutos, antes de cortá-lo e servir.
  5. Decore o peru com frutas frescas. Leve o caldo da assadeira ao fogo com o amido de milho dissolvido em água, até que engrosse. Sirva o molho à parte, em uma molheira.

Rendimento e tempo de preparo

Esta receita rende cerca de 15 porções e leva mais ou menos 5 horas para ficar pronta, contando o tempo de tempero, de forno e de descanso do peru.

Leia também: Receita de lanche low carb

Imagem: Diário do Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *