Exames de rotina que toda mulher deve fazer

Você sabe quais são os exames de rotina que toda mulher deve fazer? A saúde da mulher é delicada, e um assunto muito importante e que merece atenção. Por isso, é essencial que as mulheres realizem periodicamente exames de rotina não só para prevenir e detectar doenças, mas também para acompanhar as mudanças do corpo e cuidar do bem-estar.

Neste artigo, listamos os principais exames que as mulheres devem realizar ao longo da vida, de acordo com a necessidade e a idade de cada uma. Confira!

As mulheres devem realizar exames de rotina de acordo com a idade e outros fatores. Imagem: PngTree

Exames de rotina para mulheres de todas as idades

Alguns exames de rotina são recomendados para mulheres de todas as idades, independentemente de sintomas ou fatores de risco. Esses exames são:

  • Exame clínico das mamas: esse exame é a avaliação das mamas pelo médico, que através dele verifica se há alterações na forma, tamanho, textura, cor ou secreção dos seios. Deve ser feito anualmente, a partir dos 20 anos de idade.
  • Papanicolau: procedimento que coleta células do colo do útero e manda para analisar se há inflamaçoes, infecções ou alterações que possam indicar um câncer. Esse exame deve ser iniciado aos 25 anos de idade, ou antes, se a mulher já tiver vida sexual ativa; se os resultados forem normais, pode ser repetido a cada três anos.
  • Exame ginecológico: esse exame avalia os órgãos genitais externos e internos da mulher, como a vulva, a vagina, útero e ovários. É feito com um instrumento chamado espéculo, para visualizar melhor o colo do útero, e também através de toque vaginal, para palpar o útero e os ovários. Esse exame deve ser feito anualmente, ou sempre que a mulher apresentar algum sintoma, como dor, corrimento, coceira ou sangramento.
  • Exame de sangue: feito para medir os níveis de diversos elementos no sangue, como hemoglobina, colesterol, glicose, triglicerídeos, hormônios, entre outros. Esse exame detecta anemias, diabetes, alterações hormonais, dislipidemias, infecções, entre outras condições. Esse exame deve ser realizado pelo menos uma vez por ano, ou conforme a orientação médica.
  • Exame de urina: feito para analisar a presença de substâncias na urina, como açúcar, proteínas, bactérias, sangue, entre outras. Esse exame pode diagnosticar infecções urinárias, doenças renais, diabetes, entre outras. Esse exame deve ser realizado pelo menos uma vez por ano, ou conforme a orientação médica.

Receitas de detox para limpar o organismo

Exames de rotina para mulheres de acordo com a idade

Além dos exames de rotina para mulheres de todas as idades, existem outros exames que devem ser realizados de acordo com a idade da mulher, ou conforme a indicação médica. Esses exames são:

  • Mamografia: esse exame usa raios X para obter imagens das mamas, que permitem identificar cistos, nódulos, calcificações ou outras alterações que possam indicar um câncer. Deve ser iniciado aos 40 anos de idade e repetido a cada dois anos, até os 69 anos. A partir dos 70 anos, o faça a mamografia conforme a orientação médica.
  • Ultrassonografia das mamas: esse procedimento usa ondas sonoras para obter imagens que complementam a mamografia, especialmente em mulheres com mamas densas, que dificultam a visualização pelo raio X. Esse exame também é feito para guiar biópsias ou punções de cistos ou nódulos. Deve ser feito conforme a orientação médica, geralmente junto com a mamografia.
  • Ultrassonografia transvaginal: é um procedimento que usa ondas sonoras para obter imagens dos órgãos genitais internos da mulher, como útero, ovários e trompas. Esse exame pode detectar miomas, pólipos, cistos, endometriose, entre outras alterações. Faça esse exame conforme a orientação médica – geralmente ele é pedido uma vez por ano. É pedido também se a mulher apresentar algum sintoma, como sangramento, dor ou alteração no ciclo menstrual.
  • Densitometria óssea: esse exame mede a densidade mineral dos ossos e avalia o risco de osteoporose, uma doença que enfraquece os ossos e aumenta o risco de fraturas. Esse exame deve ser iniciado aos 65 anos de idade, ou antes se houver fatores de risco, como menopausa precoce, historico familiar, uso de corticoides, entre outros. Repita esse exame a cada dois anos, ou conforme a orientação médica.
  • Colonoscopia: exame cujo um tubo flexível com uma câmera na ponta é usado para visualizar o interior do intestino grosso; detecta pólipos, úlceras, inflamações ou câncer. Esse exame deve começar a ser feito aos 50 anos de idade e repetido a cada 10 anos, se apresentar resultados normais. Fatores de risco, como doença inflamatória intestinal ou histórico familiar, pedem que a colonoscopia seja iniciada antes e com maior frequência.

Faça todos os exames necessários para cuidar da sua saúde e prevenir doenças. É importante que você consulte regularmente um médico ginecologista, pois ele poderá orientá-la sobre os exames mais adequados para o seu caso e acompanhar os resultados.

Lembre-se: a prevenção é o melhor remédio, e a sua saúde é o seu maior bem. Cuide-se! 💕

Leia também: Como fazer uma reeducação alimentar

2 thoughts on “Exames de rotina que toda mulher deve fazer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *