Como beber mais água e melhorar a sua saúde

Você bebe pouca água? Beber mais água é essencial para o funcionamento de todo o corpo. A água compõe cerca de 60% do seu peso corporal e participa de diversas funções vitais, como regular a temperatura, transportar nutrientes e oxigênio, eliminar toxinas, proteger os órgãos e lubrificar as articulações. Além disso, a água ajuda a prevenir e aliviar vários problemas de saúde, como desidratação, constipação, infecções urinárias, pedras nos rins, fadiga, pele seca, dor de cabeça e envelhecimento precoce.

Mas como beber mais água no dia a dia? Muitas pessoas têm dificuldade em ingerir a quantidade recomendada de água, e essa quantidade varia de acordo com a idade, o peso, o nível de atividade física e o clima. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão média de água para um adulto saudável é em torno de 2 litros por dia. Porém, esse valor pode ser maior ou menor dependendo das suas necessidades individuais.

Dicas para beber mais água

Para te ajudar a beber mais água e manter o seu corpo hidratado e saudável, aqui vão algumas dicas simples e práticas que você pode seguir:

-Tenha sempre uma garrafa de água perto de você. Você pode levar uma garrafa de água para o trabalho, para a faculdade, para a academia, para qualquer lugar onde for. Assim, você não vai esquecer de beber água e sempre vai ter uma fonte de hidratação à mão.

Sugestão: Garrafa de água 2L Tie Day Cascavel, R$ 12,00 na Amazon (Compre aqui)

-Adicione sabor à sua água. Se você acha a água sem graça ou sem sabor e tem dificuldade para bebê-la, você pode adicionar frutas, especiarias, ervas ou extratos naturais à sua água para deixá-la mais saborosa e refrescante. Por exemplo, você pode adicionar rodelas de limão, laranja, pepino, morango, hortelã, canela, gengibre ou baunilha à sua água e deixar na geladeira por algumas horas. Você verá como a sua água vai ficar mais deliciosa e aromática.

-Beba água antes, durante e depois das refeições. Uma boa forma de beber mais água é ingerir um copo de água antes, durante e após cada refeição. Isso vai te ajudar a se sentir mais saciado, a melhorar a digestão e a evitar a desidratação. Beber água antes de comer também pode reduzir o seu apetite e te ajudar a comer menos.

-Substitua as bebidas açucaradas por água. As bebidas açucaradas, como sucos industrializados, refrigerantes, chás gelados e energéticos, são ricas em calorias, açúcar, conservantes e corantes, que podem prejudicar a sua saúde e o seu peso. Uma boa ideia é substituir essas bebidas por água, que é natural, saudável e não tem calorias. Você vai notar a diferença na sua saúde e no seu bolso.

-Estabeleça metas e lembretes para beber água. Para quem tem dificuldade em lembrar de beber água, pode funcionar estabelecer metas e lembretes para te incentivar a beber mais água. Defina um objetivo de beber um copo de água a cada hora, ou de beber oito copos de água por dia. Você também pode usar aplicativos, agendas, alarmes ou adesivos para te lembrar de beber água ao longo do dia. O importante é criar um hábito de beber água regularmente.

Como você pode ver, beber mais água é uma forma eficaz e muito simples de melhorar a sua saúde e o seu bem-estar. A água é um recurso natural, gratuito e felizmente abundante, que pode trazer inúmeros benefícios para o seu corpo e para a sua mente. Não deixe de beber mais água e de aproveitar as suas vantagens. Lembre-se: a água é vida!

Leia também: Como prevenir a diabetes

*Valores sujeitos à alterações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *