Yoga: Cuidados antes de começar a fazer

Já falamos um pouco aqui sobre os benefícios da yoga para a saúde, e o quanto essa atividade vale a pena. A yoga é perfeitamente possível de fazer em casa, por conta própria, desde que com responsabilidade e tomados os devidos cuidados. Veja nesse artigo como começar a fazer Yoga.

Yoga: como começar da melhor forma

Você pode comprar cursos, ou mesmo assistir vídeo aulas no Youtube. Existem bons canais que dão instruções e respiração e ensinam técnicas de relaxamento. Mas, se for possível, tenha o acompanhamento de um professor. Ele poderá fazer correções, alertá-la quando necessário e ajudá-la a adaptar as posturas, se necessário.

Os instrutores de ioga não precisam ser certificados, mas muitos são, através de muitos programas diferentes. Pergunte aos futuros professores se eles são certificados. Um professor certificado não é necessariamente melhor do que alguém que não é certificado, mas é algo a ser considerado, principalmente quando você é iniciante ou sedentário.

Yoga é divertida, saudável, relaxante e é vários milhares de anos. Há pouco perigo na yoga, e mesmo um pequeno progresso traz consigo liberdade e paz de espírito.

Faça yoga e ganhe força e flexibilidade

Outro cuidado importante a ser tomado antes de começar a yoga é consultar o médico, principalmente se você tem alguma doença crônica ou problema físico que necessite de observação. Embora a maioria das pessoas com diabetes, por exemplo, possa se exercitar com segurança, o exercício envolve alguns riscos. Vale conversar com o profissional de saúde para se informar melhor sobre a yoga não só em casos de diabéticos, mas também em outras situações.

Já com a orientação do profissional de saúde, faça um exame médico antes de começar o seu programa de exercícios, incluindo um teste de exercício com eletrocardiograma. Faça isso especialmente se você tem doença cardiovascular, tem mais de 35 anos, tem pressão alta ou níveis elevados de colesterol, fuma ou tem um histórico familiar de doença cardíaca.

Avise o instrutor de yoga e discuta com seu médico quaisquer sintomas incomuns que você tenha durante ou após o exercício, como desconforto no peito, pescoço, mandíbula ou braços; náusea, tontura, desmaio ou falta de ar excessiva; ou mudanças de curto prazo na visão.

1 thought on “Yoga: Cuidados antes de começar a fazer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *