Diferenças entre yoga e pilates

Você sabe quais são as diferenças entre yoga e pilates? Ganhando cada vez mais adeptos, essas duas modalidades de exercício físico e mental são procuradas por pessoas que buscam mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. Mas você conhece as origens, os princípios, as técnicas e os benefícios de cada uma delas?

Tanto a yoga quanto o pilates são atividades que trabalham o corpo e a mente de forma integrada, mas os dois têm características distintas que podem se adequar melhor a diferentes objetivos e perfis.

Conheça as principais diferenças entre yoga e pilates

Há diferenças entre yoga e pilates, mas ambos trazem muitos benefícios à saúde. Imagem: G1
  • Origem: O yoga é uma prática milenar que surgiu na Índia, e sua filosofia de vida busca a união entre corpo, mente e espírito. O pilates é uma metodologia criada pelo alemão Joseph Pilates no início do século XX, e é um sistema de condicionamento físico e mental que visa a harmonia entre o corpo e a mente .
  • Princípios: O yoga se baseia em oito princípios chamados yama (conduta ética), niyama (disciplina pessoal), asana (postura física), pranayama (controle da respiração), pratyahara (abstração dos sentidos), dharana (concentração), dhyana (meditação) e samadhi (iluminação). O pilates é baseado em seis princípios: concentração, controle, centralização, respiração, precisão e fluidez .

Melhore sua saúde com apenas 30 minutos de yoga por dia

  • Técnicas: São diversas as técnicas utilizadas no yoga, como posturas físicas (asanas), exercícios respiratórios (pranayamas), sons (mantras), gestos (mudras), selos energéticos (bandhas) e meditação, para promover o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito. Já o pilates utiliza diversos equipamentos, como o reformer, o cadillac, o barrel , o chair, e o mat, além de acessórios, como bolas, rolos, elásticos e anéis, para promover o fortalecimento, o alinhamento e o alongamento do corpo e da mente .
  • Benefícios: O yoga e o pilates trazem diversos benefícios para a saúde física e mental, como: melhora da postura, da flexibilidade, da resistência, da força, da coordenação, da circulação, do equilíbrio, da respiração, da digestão, da imunidade, do sono, da autoestima, da concentração, da confiança, da memória, da criatividade, da ansiedade, do humor, do estresse, da depressão e da qualidade de vida. Cada modalidade tem seus benefícios específicos, que dependem do estilo, do nível, da frequência e também da intensidade da prática .

Como você pode ver, o yoga e o pilates são atividades complementares e ambos podem se adaptar a diferentes preferências e necessidades. O importante é escolher uma modalidade que te faça bem, que te desafie e que te motive a cuidar seu bem-estar e da sua saúde. Experimente e descubra as diferenças entre yoga e pilates na prática!

Leia também: Dicas para começar a fazer exercícios físicos

Imagem do topo: Unsplash

3 thoughts on “Diferenças entre yoga e pilates”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *