Como hidratar a pele pós sol

O verão é uma estação que muitas pessoas adoram, pois é sinônimo de sol, praia, piscina e muita diversão. No entanto, o verão também pode ser um período de risco para a saúde da pele, que fica mais exposta aos raios solares, ao calor, ao cloro, ao sal e à poluição. Por isso, é essencial ter alguns cuidados especiais com a pele pós sol, para evitar problemas como queimaduras, ressecamento, vermelhidão, irritação e envelhecimento precoce.

Neste artigo, vamos te mostrar como hidratar a pele pós sol, algo essencialmente importante para manter a sua pele saudável, protegida e bonita. Você vai aprender quais são os benefícios da hidratação pós sol, como escolher os melhores produtos para a sua pele e como incorporar na sua rotina de beleza o hábito de usá-los. Vamos lá?

Por que hidratar a pele pós sol?

A hidratação pós sol é indispensável para recuperar a pele dos danos causados pela exposição solar. Quando a pele fica em contato com o sol, ela perde água e nutrientes essenciais para a sua saúde e beleza. O sol também estimula a produção de radicais livres, moléculas que danificam as células da pele e aceleram o seu envelhecimento.

Por isso, hidratar a pele pós sol é uma forma de repor a água e os nutrientes perdidos, além de combater os radicais livres e prevenir o aparecimento de rugas, flacidez e manchas. A hidratação pós sol também ajuda a aliviar a sensação de ardor, irritação e coceira que podem surgir na pele após o sol, bem como a prolongar e realçar o bronzeado.

Como escolher os melhores produtos para hidratar a pele pós sol?

Na hora de escolher os produtos para hidratar a pele pós sol, leve em conta o seu tipo de pele e as suas necessidades. De modo geral, os produtos mais indicados para a hidratação pós sol são os que têm uma textura refrescante, leve e de rápida absorção, que não deixam a pele oleosa ou pegajosa.

O recomendado é usar produtos que tenham ingredientes naturais, antioxidantes, calmantes e reparadores, que vão ajudar a restaurar a pele e a protegê-la dos danos solares. Alguns exemplos de ingredientes que você pode procurar nos produtos para hidratar a pele pós sol são:

  • Aloe vera: tem propriedades hidratantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e refrescantes, que acalmam e suavizam a pele irritada pelo sol.
  • Camomila: tem propriedades calmantes, antioxidantes e anti-inflamatórias, que reduzem a vermelhidão, a inflamação e o envelhecimento da pele.
  • Calamina: é um mineral que tem propriedades adstringentes, antissépticas e cicatrizantes, que aliviam a queimadura, a coceira e a irritação da pele.
  • Cânfora: é uma substância que tem propriedades refrescantes, anti-inflamatórias e analgésicas, que diminuem a dor, o inchaço e a sensibilidade da pele.
  • Vitamina E: é uma vitamina que tem propriedades antioxidantes, regeneradoras e hidratantes, que combatem os radicais livres, reparam e hidratam a pele.
  • Vitamina C: é uma vitamina que tem propriedades antioxidantes, estimulantes e clareadora, que combatem os radicais livres, estimulam a produção de colágeno e clareiam as manchas da pele.
Sugestão: Bem Dita Praia geléia corporal Lola Cosmetics, R$ 37,00 (Compre aqui)

Como incorporar a hidratação pós sol na sua rotina de beleza?

A hidratação pós sol deve ser feita todos os dias, logo após a exposição solar, de preferência após o banho. Para isso, siga os seguintes passos:

  • Após a exposição solar, tome um banho para remover o suor e os resíduos de protetor solar. Seque a pele suavemente com uma toalha, mas evite esfregar para não irritar ainda mais.
  • Aplique o hidratante pós sol em toda a área exposta ao sol, massageando suavemente até absorver completamente. Repita a aplicação conforme necessário para manter a pele hidratada e aliviada.
  • Não se esqueça de hidratar também seu rosto, usando um produto específico para essa região, que seja adequado ao seu tipo de pele e que tenha proteção solar.
  • Durante o dia, reaplique o protetor solar a cada duas horas ou sempre que suar, nadar ou se secar com toalha; isso reaplicação vai manter a pele protegida dos raios solares.

Leia também: hidratantes bons para rosto e corpo

*Valores sujeitos à alterações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *