Dicas para organizar o closet

Você tem um closet recheado de roupas, sapatos e acessórios, mas não consegue encontrar nada na hora de se vestir? Não aguenta mais ver o seu closet bagunçado, desorganizado e sem funcionalidade? Você precisa conhecer algumas dicas para organizar o closet e deixá-lo mais agradável, prático e bonito.

Organizar o closet não é uma tarefa tão difícil quanto parece, mas requer planejamento, tempo e disposição. Com alguns passos simples, você consegue transformar o seu closet em um espaço funcional para guardar as suas peças com facilidade, visualizar as suas opções com clareza e aproveitar melhor o espaço.

Veja a seguir como organizar o closet de forma fácil e rápida.

Abuse dos cabides e nichos para organizar o closet de forma funcional. Imagem: Daily Update
  • Faça uma limpeza geral
    • Fazer uma limpeza geral é o primeiro passo para organizar o closet; retire todas as peças do closet e separe-as em três pilhas: manter, doar e descartar. Avalie o estado, o tamanho, o estilo e a frequência de uso de cada peça e se desfaça daquelas que não servem mais, que não combinam mais com você ou que você não usa a mais de 1 ano; se desfaça também das que estão velhas, rasgadas e manchadas. Assim você vai liberar espaço no seu closet e ficar apenas com o que você realmente usa e gosta.
  • Separe as peças por categoria
    • O segundo passo para organizar o closet é separar as peças por categoria, em grupos de acordo com o tipo, a cor, o tecido, a estação ou a ocasião. Você pode separar categorias como camisas, camisetas, blusas, calças, casacos, vestidos, saias, shorts, lingerie, pijamas, meias, roupas de praia, roupas de academia, roupas de festa, etc. Outra ideia é separar as peças por cores, do mais claro ao mais escuro, ou também por estampas, do mais simples ao mais elaborado. O importante é criar um sistema que facilite a sua busca e a sua combinação das peças.
  • Escolha os cabides e as prateleiras adequados
Sugestão: Organizador de roupa cabideiro e sapateira Briwax, R$ 120,00 na Amazon (Compre aqui)
  • Os cabides e as prateleiras devem ser adequados para cada tipo de peça, levando em conta o espaço, o volume, o peso e o formato das peças. Os cabides podem ser os de madeira, de plástico ou de veludo, de acordo com a sua preferência, mas fuja dos cabides de metal, pois eles podem deformar ou manchar as peças. Também existem cabides com ganchos, divisórias ou presilhas, para otimizar o espaço e pendurar mais de uma peça no mesmo cabide. Outra ótima opção são as prateleiras de madeira, de vidro ou de metal. Escolha de acordo com o seu gosto, mas evite as prateleiras de tecido, pois elas acumulam poeira e umidade. Ah, e as prateleiras com nichos, com gavetas ou com cestos organizam melhor as peças menores ou dobradas.
  • Distribua as peças no closet
    • É hora de acomodar as peças no closet, de acordo com a frequência de uso, a visibilidade e a acessibilidade. Coloque nas partes mais centrais e altas do closet as peças que usa mais no dia a dia, como camisetas, calças e blusas, pois lá você pode vê-las e pegá-las com mais facilidade. As peças que você usa menos, como as roupas de festa, de praia ou de inverno, podem ser colocadas nas partes mais baixas ou mais laterais do closet, onde você pode guardá-las com mais segurança. Você também pode colocar as peças que precisam de mais cuidado, como as camisas, os casacos e vestidos, nos cabides, para evitar que amassem ou deformem. Guarde com cuidado também as peças que podem ser dobradas, como as malhas, as saias e os shorts, nas prateleiras, para economizar espaço e facilitar a visualização.

Leia também: Como escolher os acessórios certos

*Valores sujeitos à alterações

1 thought on “Dicas para organizar o closet”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *